Amazon Charitable Trust Securing Your Future

News Blog

Back
Evento de inundação extrema na Amazônia brasileira

Evento de inundação extrema na Amazônia brasileira

No dia 02 de junho, o estado de Rorainópolis decretou o estado de emergência (Decreto n80 / 2021) devido ao aumento do nível das águas em seu território na Amazônia brasileira.

Na RESEX, mais de 2.000 pessoas e 14 aldeias foram afetadas, e muitas pessoas tiveram que deixar suas casas e buscar refúgio em outras áreas da floresta. Algumas comunidades estão totalmente submersas, com muitas partes de vilas, incluindo escolas, postos de saúde e campos estavam debaixo d'água, destruindo grande parte da colheita.

Enquanto isso, os casos e mortes relacionados à Covid-19 aumentaram novamente no estado de Amazonas em meio a uma lenta distribuição de vacinas devido à dificuldade de acesso às áreas inundadas e à falta de medidas coordenadas para conter a disseminação do vírus.

Mais uma vez, as comunidades mais vulneráveis ​​são as mais afetadas pelas mudanças climáticas. A Amazon Charitable Trust tem trabalhado com as comunidades locais para desenvolver ferramentas e metodologia para aumentar a resiliência dos ribeirinhos em relação a esses eventos.

A precipitação acima do normal está associada ao fenômeno La Niña, quando as correntes nos oceanos central e oriental do Pacífico afetam os padrões climáticos globais. Especialistas e organizações ambientais, incluindo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dizem que há fortes evidências de que a atividade humana e o aquecimento global alteram a frequência e a intensidade dos eventos climáticos extremos, incluindo o La Niña.

A Amazon Charitable Trust reforça seu compromisso de apoiar as comunidades durante este momento desafiador e ajudá-las a reconstruir após a enchente.